-
Arquitetos: APOLLO Architects & Associates
- Área: 202 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Masao Nishikawa
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa localizada em um bairro residencial tranquilo no centro de Tóquio foi construída para um casal que morava há muito tempo no local, mas queria reconstruí-lo ao entrar em uma nova fase da vida depois que seus três filhos saíram de casa. O desenho exterior simples composto por dois volumes maciços um sobre o outro aproveita o lote de esquina, com uma fachada de concreto aparente impressa com as marcas das fôrmas de madeira. As janelas voltadas para a rua são limitadas a fendas horizontais para preservar a privacidade e aumentar a segurança.
No interior, a casa é definida por dois pátios, um grande e outro pequeno, dispostos em paralelo. O pátio principal está no lado sul e apresenta um bosque de bambus que chama a atenção quando se entra na casa. Como a sala de estar, o escritório e os quartos estão todos voltados para este pátio, os clientes e seus cães podem aproveitar o tempo ao ar livre como quiserem. Um pátio menor no lado norte também é pontilhado com plantas e serve como um poço de luz, iluminando a sala de estar do primeiro nível e a entrada, bem como, uma segunda sala de estar no andar de cima com luz agradável e difusa.
Beirais profundos sobre as janelas do andar superior voltadas para o sul bloqueiam a luz solar direta, conferindo à sala de estar uma atmosfera formal e suave. Por outro lado, a sala no andar superior é mais casual e tem uma varanda na cobertura, criando no primeiro andar um clima diferente. Isso permite aos moradores a liberdade de circular pela casa ao longo do dia, passando o tempo onde se sentirem mais confortáveis.
Na era pós-covid, os clientes estão menos interessados em ambientes com funções claras ou casas que são meras coleções de quartos individuais. As famílias querem casas onde passem um tempo significativo de qualidade, mantendo distância e proximidade enquanto cruzam casualmente os espaços internos e externos, quase como se estivessem viajando dentro de sua própria casa. Acreditamos que esse tipo de ambiente livre é o que os clientes buscarão na arquitetura residencial nos próximos anos.